quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Cuiabá

Histórico

Em 1722, o sorocabano Miguel Sutil descobre minas de ouro, que deram origem à cidade de Cuiabá. Em 1727 o povoado, com cerca de 3 mil habitantes, foi elevado à categoria de vila e em 1818 à categoria de cidade. Em 1823, Cuiabá se tornou a capital da província, substituindo Vila Bela (Goyas Velho).

Em 1736, foi aberta a estrada Cuiabá-Villa Boa (Goyas Velho), diminuindo o isolamento do Mato Grosso.

Em 1859, início do serviço regular de navegação para Cuyabá, com a rota Montevideo – Cuyabá. O serviço foi interrompido quando em 1864 o barco foi aprisionado por Solano Lopes, dando início a Guerra do Paraguai.

Em 4 de julho de 1874, início do serviço regular de balsas entre Cuyabá e Várzea Grande, no rio Cuyabá. Em 1890, foi inaugurada o serviço de bonde de tração animal, ligando o porto ao centro da cidade.

O cidadão Joaquim Francisco de Matos fundava em 5 de setembro de 1889 a Companhia Progresso Cuiabana com a finalidade de estabelecer uma linha de bonde de tração animal e um matadouro. Subscreveram ações da companhia a maioria das pessoas mais importantes da cidade. Os trilhos foram colocados em 7 de setembro de 1890. A linha se estendia do Porto Geral até a Praça Conde Azambuja (Largo da Mandioca), entretando só seria inaugurada em 30 de abril de 1891. A Linha foi comprada pela firma Almeida e Companhia, que a revendeu para Benedito Leite de Figueiredo, não suportando os prejuízos, suspendeu o serviço.” Fonte: Manoel, L.S.Alves Cunha. História de Cuiabá. 2003.

Em 8 de outubro de 1889, foi instalada a primeira linha telefônica, ligando a estação telegráfica, na rua Pedro Celestino, ao Palácio do Governo.

Em 28 de março de 1929, chegada do primeiro avião a Cuiabá. Em 27 de setembro de 1930 foi inaugurado o primeiro serviço regular de transporte aéreo pela companhia Sindicato Condor, com um hidro-avião que fazia a linha Corumbá – Cuyabá, com capacidade para 4 passageiros mais o piloto. Mais tarde a companhia alterou seu nome para Cruzeiro do Sul.

Na década de 1940 foi aberta a estrada de rodagem Cuiabá- Campo Grande, que só foi pavimentada na década de 1970, sendo inaugurada oficialmente em 1974.

Em 1942 foi inaugurada a primeira ponte sobre o rio cuiabá. Em 1964 foi construída uma nova ponte, intensificando a ligação de Cuiabá com Várzea Grande, que resultou no prolongamento da rua Barão de Melgaço até o rio.


Cuiabá em 1946


Em 6 de dezembro de 1973, inauguração da pavimentação de concreto asfático entre Cuyabá e Rio Verde no estado de Goiás, com 700 km de extensão. No dia 19 de fevereiro de 1974, é entregue oficialmente ao tráfego a pavimentação da rodovia Campo Grande – Cuyabá (BR-163). A estrada contribuiu para que produtores rurais do sul do país migrassem para Mato Grosso, propiciando a arrancada agrícola do Estado e o novas perspectivas econômicas para Cuibá.

Em primeiro de março de 1975, inauguração da nova sede do Governo, no CPA.

Em 10 de dezembro de 1979, inauguração da nova rodoviária, substituindo o antigo terminal localizado na praça Mirandela Reis.

Em 1981, o sistema municipal de transporte coletivo de Cuiabá contava com 372 ônibus em 81 linhas, além de 31 concessionárias de táxi-lotação com 32 linhas e 85 veículos.

Em setembro de 1985, início da integração operacional gratuita com a linha alimentadora no bairro Morada da Serra.

Em 1995 as cidades de Cuiabá e Várzea Grande elaboram seus primeiros planos de transporte, executados em parte a partir de 1997, com a implantação das estações de integração do Centro, CPA e Coxipó, inaugurando o sistema de integração.

No dia 5 de abril de 1997, inauguração do terminal de integração Residencial Coxipó

No dia 8 abril de 1997, inauguração do Terminal de Integração da Praça do Bispo Dom José.

No dia 4 de outubro de 1997, inauguração do terminal Pascoal Ramos.

No dia 30 de maio de 1999, inauguração do terminal de integração CPA III.

Em 27 de agosto de 2000, inauguração do Centro de Eventos do Pantanal.

Em 2004, inauguração do Terminal André Maggi, do sistema integrado de transportes, localizado no centro da cidade do município vizinho de Várzea Grande, cidade com a segunda maior população do estado de Mato Grosso.

Em fevereiro de 2005, início da apresentação oficial do sistema de bilhetagem eletrônica, no terminal de integração da Praça do Bispo Dom José.

Em 5 de abril de 2005, inauguração do Terminal de Integração Residencial Coxipó.

No dia 11 de abril de 2005, início da operação do sistema de bilhetagem eletrônica, às 11:30 h. no Terminal Praça do Bispo, iniciando o sistema de integração por bilhetagem eletrônica.

No dia 17 de julho de 2005, 18 linhas deixam de passar pelo Terminal da Praça do Bispo, iniciando a primeira fase de implantação do Sistema Integrado de Trânsito e Transporte – SITT, que prevê a desativação total do terminal do Bispo, a revitalização do trânsito no quadrilátero central de Cuiabá. No dia 21 de agosto, mais 17 linhas deixam de passar pelo terminal.

No dia 2 de setembro de 2005, desativação do Terminal da Praça do Bispo Dom José, por onde ainda operavam 16 linhas. A integração passa a ser realizada através de bilhetagem eletrônica ao longo dos novos itinerário no quadrilátero da área central.

No dia 9 de setembro de 2005, início da obra de reforma da Praça do Bispo Dom José., sendo concluída no dia 23 de dezembro.

No dia 20 de setembro de 2005, início da operação do sistema de bilhetagem eletrônico na linhas intermunicipais entre Cuiabá e Várzea Grande, através das empresas Tuiuiu, Garça Branca e Arara Azul.

No dia 26 de setembro de 2005, início da implantação de 50 novos abrigos de estrutura metálica na área central.

No dia 4 de outubro de 2005, início da operação do sistema de bilhetagem eletrônico nas linhas municipais de Várzea Grande, que conta com 70 veículos operados pela empresa União. Todas as linhas da cidade convergem para o Terminal André Maggi, onde é possível realizar integração para algumas linhas de Cuiabá.

Em 18 de outubro de 2005, foi suspenso o uso de vale transporte de papel.

Em 04 de dezembro de 2006, início da integração entre os ônibus do município de Várzea Grande e o sistema integrado de Cuiabá, com o pagamento de apenas uma passagem, com o cartão transporte.

Em 25 de outubro de 20210, inauguração da primeira linha expressa do Sistema Integrado de Transportes, ligando o Terminal CPA-3 ao centro da cidade. A linha E-1, em caráter experimental, funcionava das 6h às 9h da manhã. O embarque era feito somente no terminal CPA-3 com 5 paradas somente para o desembarque ao longo do percurso. Os ônibus retornavam vazios para Várzea Grande, pois não eram realizados embarques em Cuibá.

População do Aglomerado Cuiabá – Várzea Grande

1872           35.987
1900           34.393
1940           54.394
1960           57.860
1970         100.865
1990         380.140
2007         585.104

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