sábado, 14 de agosto de 2010

Projeto de mobilidade em Cuiabá preservará canteiros da cidade


Com início previsto para 2011, a cidade receberá o sistema ‘Bus Rapid Transit’ para agilizar o transporte público local
Crédito: Embratur
Ponte Sérgio Mota, ponte estaiada que liga Cuiabá a Várzea Grande.



Ministério do Turismo 12/08/2010

Mato Grosso é o destino ideal quando a intenção é conhecer cenários distintos em um mesmo Estado. As atrações vão desde a cidade de Cáceres, conhecida pela prática do turismo de pesca; passam pelo incomparável Pantanal, com seu diferenciado ecossistema; e desembocam no Vale do São Lourenço, que traz como atração principal o Turismo Tecnológico, baseado em seu agronegócio e sua agroindústria.
A capital Cuiabá, rica cidade histórica que antigamente foi palco de grandes disputas territoriais, hoje abriga grandiosos edifícios centenários em seu centro comercial. Mesmo com as belezas naturais preservadas, os cuiabanos ainda temem que o crescimento e a modernização da cidade possam eliminar aos poucos essa beleza singular que o município possui.

A Copa do Mundo no Brasil trará muitas mudanças para todo o País, e principalmente para as cidades que receberão os jogos em 2014. Mas é importante ressaltar que todos os projetos, voltados tanto para a reforma nos estádios quanto para a melhoria da mobilidade urbana, têm dentre as principais preocupações a intenção de promover essa mudança baseada na preservação do meio ambiente no fomento das ações de sustentabilidade.
Exemplo disso é a declaração feita pelo engenheiro Rafael Detoni, coordenador de Mobilidade Urbana da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo em Cuiabá (Agecopa), ao explicar sobre a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na cidade. De acordo com ele, “apenas alguns trechos do canteiro central deverão ser isolados para implantação de estações do sistema” com início de obras previsto para o primeiro semestre de 2011.
Inicialmente, o novo meio de transporte será implantado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como Avenida do CPA. Toda a extensão da via possuirá canteiros e as árvores que não serão retiradas para o funcionamento do novo sistema. Detoni esclareceu que, no entanto, a avenida receberá alargamento para que possa ser introduzida uma pista-corredor de ônibus.
O BRT baseia-se na criação de vias interligadas de ônibus com paradas apenas em pontos específicos, semelhante ao sistema de metrô. Para utilizar os ônibus, os passageiros deverão pagar pela passagem na própria estação, antes de entrar nos carros, permitindo um embarque e desembarque mais ágil.
As intervenções no sistema viário em Cuiabá requerem menos tempo que em outros sistemas, como o Veículo Leve Sobre os Trilhos (VLT), que já existe em algumas cidades brasileiras, como Campinas (SP). E os investimentos para a implementação do BRT são bem menores que em outros sistemas; o quilômetro do VLT, por exemplo, custa hoje R$ 40,4 milhões, enquanto que o BRT custará aos cofres públicos R$ 11,1 milhões por quilômetro.

http://www.copa2014.turismo.gov.br/copa/noticias/todas_noticias/detalhe/20100812_02.html

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