sábado, 9 de abril de 2011

Agora, só governador pode vetar o projeto do BRT

07/04/2011 - Copa no Pantanal

Sistema de transportes de Cuiabá para 2014 deve ser o BRT
O presidente da Agecopa, Yênes Magalhães convocou entrevista coletiva à imprensa com a finalidade de dar um basta nas especulações das disputas entre o BRT e o VLT para o transporte de Cuiabá em 2014. De posse de uma planilha com o estudo de viabilidade de transporte para Cuiabá, Yênes  fez esclarecimentos e ressaltou a posição da Agecopa assegurando que a autarquia não tem preferência pelo sistema do BRT como chegou a ser noticiado. Mas, que será esse o sistema a ser implantado.




Afirmando que recebeu o estudo de viabilidade do VLT – realizado por uma empresa estrangeira – apontando que com este sistema (Veículo Leve sobre Trilho) o preço das passagens ficariam 102% mais cara que o do BRT ou ônibus comum, o presidente da Agecopa ratificou o sistema de ônibus em corredores e considerou encerrada a questão. “A Agecopa vai trabalhar com o BRT. Qualquer mudança agora é por conta do governador. Só ele pode fazer a mudança”. O argumento para a definição em torno do BRT é de que “a população cuiabana deve receber transporte de qualidade mas com preços acessíveis”.
 
Yênes explicou que a escolha pelo projeto do BRT não foi da Agecopa. “Isso aconteceu em 2008 em uma reunião do governador com o prefeito, antes mesmo que Cuiabá se tornasse candidata a receber jogos da Copa. A Agecopa desenvolveu o projeto e o encaminhou para a Caixa Econômica Federal, onde aguarda definição. Os recursos, na ordem de R$ 480 milhões já estão assegurados.
 
Sobre “lobby” e ameaças denunciadas pelo presidente da Assembléia Legislativa, José Riva, dando conta de que haveria pressão a favor do BRT, Yênes negou que qualquer manifestação tenha partido da Agecopa.  “Se houve ameaça, o fato tem que ser apurado, mas garanto que a Agecopa não fez isso”. Na última terça-feira, Riva declarou que engenheiros ligados às empresas de VLT sofreram ameaças quando estiveram em Cuiabá. No entanto, o deputado admitiu que a pressão poderia ter vindo de grupos de empresários do transporte.
 
O BRT – O sistema de “Bus Rapid Transit” funciona com ônibus articulados com grande capacidade trabalhando em corredores exclusivos na faixa central da pista. O sistema foi adotado por várias cidades brasileiras como Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
 
O VLT – Muito parecido com o metrô, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) são veículos metálicos que correm em plataforma elevada, sem passar por baixo da terra. Esse sistema foi adotado por Brasília e Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário