sexta-feira, 22 de julho de 2011

Deputado José Riva afirma que há lobby pelo BRT

20/07/2011 - Gazeta

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), rebateu as "ponderações" feitas pelo senador Blairo Maggi (PR) a respeito do modal a ser escolhido para o sistema de transporte previsto para a Copa de 2014. Defensor da implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o parlamentar disse que existe lobby em favor do BRT (Bus Rapid Transit), que é um corredor para transporte sobre rodas. Reafirmou ainda ações no sentido de garantir a opção pelo VLT.

Maggi disse nesta semana, em visita às obras da Arena Multiuso, que "se fosse governador não teria escolhido o VLT" e sim optado pelo BRT. Destacou ainda que essa é a sua opinião, mas que cabe ao governo do Estado, sob comando de Silval Barbosa (PMDB), definir a questão. A declaração do senador provocou reação de Riva, que ressalta a importância da escolha de um modal mais moderno, e que deverá propiciar vantagens para o usuário, como a qualidade dos serviços.

O parlamentar acrescenta ainda em sua defesa o fato de o VLT evitar série de intervenções no âmbito das desapropriações, que serão necessárias caso seja instalado sistema BRT. Riva "cutucou" Maggi ao destacar que o senador deveria fazer estudo de viabilidade do VLT. "Não posso aceitar esse lobby. O BRT é um modelo saturado", alfinetou.

O presidente do Poder Legislativo disse ainda que falta vontade política para consolidar o VLT, mas que acredita no compromisso do governador Silval Barbosa de assegurar a melhor escolha, nesse caso, pelo VLT. O Executivo e a Agência Executora da Copa de 2014 (Agecopa) se apressam para garantir junto ao Comitê Gestor da Copa/Fifa, sustentação ao VLT. A definição do tema em nível nacional ocorre no dia 15 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário