domingo, 31 de julho de 2011

Governo oficializa veto à mudança de modal

31/07/2011 - Diario de Cuiaba

O presidente da Agecopa, Eder Moraes, tentou convencer autoridades em Brasília sobre a vantagem do VLT em MT

O Ministério das Cidades tornou oficial sua posição de que vai vetar qualquer mudança no modal de transporte dos projetos de mobilidade urbana das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

A informação atinge diretamente as pretensões mato-grossenses de mudar o projeto do BRT (Bus Rapid Transit) para VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Na semana passada, o presidente da Agecopa (Agência Executora das Obras da Copa do Mundo), Eder Moraes, esteve em Brasília, no Ministério das Cidades, tentando convencer as autoridades de que o VLT é mais vantajoso para a Grande Cuiabá.

O argumento de Moraes, que não deve ser acatado pelo governo federal, é de que a construção do BRT vai exigir uma quantidade muito grande de desapropriações, podendo consumir até R$ 1 bilhão, segundo os cálculos iniciais, porém não oficiais, do governo do Estado.

O BRT nas cidades-sedes da Copa será financiado pela Caixa Econômica Federal, conforme acordado na Matriz de Responsabilidade assinada por governo e estados.

Em Cuiabá, estima-se que a construção dos corredores exclusivos deverá consumir R$ 500 milhões. No caso do VLT, calcula-se que os gastos cheguem a R$ 1,1 bilhão. O governo do Estado, no entanto, argumenta que essa diferença poderá ser amortizada no pagamento de uma quantidade menor de desapropriação.

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, na reunião da semana passada, a diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Vianna, defendeu a manutenção do que está projetado. Mas o coordenador-geral de Infraestrutura da Copa do Ministério do Planejamento, Guilherme Ramalho, pediu uma solução de consenso vinda das cidades, sobretudo Salvador e Cuiabá, que cogitam alterar o modal.

A possibilidade de retorno do projeto do BRT é cada vez maior no Estado, sobretudo em razão dos prazos. Tema sobre qual o governador Silval Barbosa e Eder Moraes começam a mostrar divergências.

Enquanto o presidente da Agecopa afirma que ter o projeto de mobilidade urbana pronto não é condição “sine qua non”, para o Mundial - já prevendo que o VLT não fique pronto a tempo -, o governador é enfático: quer o modal funcionando antes de junho de 2014, quando acontece o Mundial.

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